Rua 7 de Abril, nº 277, 11º andar, conjunto 11-E, CEP 01043-000

rochaguarda@gmail.com

abrapopess@gmail.com

Tel: (11) 2368-0721

Cel: (11) 99831-1281

(11) 99917-3646

(11) 3159-5359

© 2017  ABRAPOPESS- Todos os Direitos Reservados

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

QUEM SOMOS

Nossa História
Começamos em 2011 essa nossa história, e tivemos muitos avanços e com isto aprendemos a nos inserir na sociedade com mais propriedade. E nesta jornada o que ficou enraizado foi o aprendizado, e este é o valor humano.
Os meios de produção, os costumes, a cultura, os
saberes, sempre mudam, mas os valores humanos
devem ser resguardados, como numa caixinha de
boas lembrança, para que sejam os desejos, as
inspirações de nossa vida e quem sabe dos
descendentes.

 
Finalidade

 Constituir uma associação capaz de aglutinar forças e representar as aspirações dos funcionários aposentados e pensionistas de ex funcionários  da saúde e similares e a população idosa da comunidade,  junto ao Poder Público e à iniciativa privada nacional ou internacional

Avanços e desafios:

Ao completar 10 anos da aprovação do Estatuto do Idoso (Lei nº10.741, de 1º de outubro de 2003), a Lei consolida direitos garantidos pela Constituição Federal, advinda da conquista que em momentos como este, se reuni, debate e propõe caminhos para solidificar ações efetivas para o bem da sociedade brasileira.
Avanços:
Saúde: assegurada a atenção, integral ao idoso, por intermédio do SUS, garantindo tratamento igual para todos. Estruturação da rede de serviços dos estados e municípios, pela ampliação dos centros de referência do idoso, dos cuidadores, e atendimento domiciliar.
Profissionalização e trabalho: o idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, sendo vedada discriminação em relação a sua idade. Outro aspecto abordado foi a importância para aposentadoria. 
Previdência social: a lei reconhece a aposentadoria como um direito do trabalhador em conformidade com os dispositivos constitucionais.
Habitação: O idoso tem direito a moradia digna no seio da família ou em Instituição. 
Assistência social: Ao idoso será prestada conforme a Lei orgânica da Assistência Social e a Política Nacional do Idoso, a concessão do Benefício de Prestação Continuada aos idosos com idade a partir de 65 anos.
Transporte: A gratuidade nos transportes coletivos urbanos, e semi-urbanos e interestaduais aos maiores de 65 anos.
Conselhos: foram instituídos como órgãos de controle e de cunho democrático para acompanhar o desenvolvimento das políticas voltadas para a pessoa idosa.
Destacamos ainda, conforme trechos dos artigos do Estatuto do Idoso: 
Art. 96: Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso à operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania por motivo de idade – discriminação em razão da idade.
Art. 98: Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover as suas necessidades básicas, quando obrigados por lei ou mandado.
Art. 99: Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado. 
Art. 102: Apropriar-se ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa de sua finalidade.
Art. 103: Negar o acolhimento ou a permanência do idoso como abrigado, por recusa deste em outorgar procuração à entidade de atendimento.
Art. 104: Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento da dívida.
Art. 106: Induzir pessoa idosa sem discernimento de seus atos a outorgar procuração para fins de administração de bens ou dispor deles livremente.
Art. 107: Coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração.